13 de nov. de 2014

O problema da água é nosso!

Sistema Cantareira 2014. Foto disponível em: http://www.atitudessustentaveis.com.br/artigos/entenda-por-que-o-nivel-da-cantareira-esta-cada-vez-mais-baixo/


 



A falta de água nos reservatórios de São Paulo está assustando o país inteiro. Mas ninguém imaginava que as coisas chegariam a esse ponto. O que não estão prestando a atenção é que a seca não assunto de hoje, muito menos está acontecendo apenas em São Paulo. O lago Corumbá, na cidade Caldas Novas, por exemplo, está cada vez mais vazio. Lago artificial esse que, até o início desse ano, era utilizado para prática de passeio de lancha e jet ski, entre outros esporte, hoje se encontra inavegável.

Sim! Os problemas da falta do nosso produto mais precioso pode trazer consequências gravíssimas. Muitas pessoas achavam que era uma fonte inesgotável e poderia ser gasta a vontade. Porém, as coisas não é assim. 

Outro fator muito importante que está agravando esse problema é o desmatamento. Margens de rios sem a mata nativa vão assoreando com as chuvas e formando grandes erosões. Claro que a falta de chuva também colabora para que a falta de água, que esta vem com os problemas da poluição da camada de ozônio.

Esse texto se contra muitos problemas e faltas, mas talvez assim, mesmo com um pequeno texto, entre na cabeça de muitos que a água está em processo de escassez e temos que economizar, sabendo utilizar.

Um comentário:

  1. Importante é que está pautado. Realmente não se espera que chegue. Sempre parece algo para as futuras gerações. O que fazes, trazendo a relação local do problema, como o do lago Corumbá, é ótimo, é o que todos devemos fazer e, a partir da informação, ver em que se pode agir. Pena que não me parece algo de uma solução factual, banal ou simples, mas algo bem amplo e sistêmico no que se refere ao modo de vida geral no planeta. O local e o global aqui mudam de lugar e tornam as coisas bem complexas. Obrigado pela discussão.

    ResponderExcluir

Este blog reserva-se ao direito de analisar as opiniões expressas nos comentários com o objetivo de manter a proposta da página e discussões que sejam relevantes e respeitosas.
Caso os comentários não respeitem as regras a seguir, eles serão removidos:

• Comentários com palavras de baixo calão ou que possam infringir direitos ou desrespeitar alguém;
• Opiniões e comentários preconceituosos;
• Comentários de propaganda política ou religioso;
• Conteúdo impróprio para menores de idade, pornográfico, obsceno, indecente,ilegal ou ilícito;
• Conteúdo não-relacionado à temática do ambiente (anúncios e classificados de produtos, comentários aleatórios e descontextualizados).