4 de jan. de 2015

Ano Novo e Folia de Reis


Ano Novo chegou e novidades no blog também... Aguardem!!! Enquanto isso, confira a matéria sobre a Folia de Reis.

Giro da Folia da Região do Taquarí, Bela Vista de Goiás. Fazenda São José - Região do Cará, propriedade de Otávio Otaviano.




Folia de Reis (ou de Santo Reis) é uma festa católica que celebra a vinda dos Três Reis Magos. Sendo o dia 25 de Dezembro como nascimento de Jesus, adotou-se dia 6 de janeiro a data que os Reis Magos teriam visitado o ícone do cristianismo. Passou a ser uma  data comemorativa católica importante.

Trata-se de uma tradição que se originou na Espanha, que foi adotada pela América Latina, hoje se mantém viva em muitas regiões do país. Em Bela Vista de Goiás, existe um grupo que todo ano organiza a Folia de Santo Reis que termina na Região do Taquarí, zona rural da cidade.



O Terno de Reis ou Folia de Reis

No Brasil, acontece a visitação em casas - já escolhidas - durante o mês de dezembro até o dia 06 de janeiro, organizados pelos chamados foliões. O grupo é, geralmente, composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria, confeccionados artesanalmente, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca, além de vir acompanhando o grupo a viola caipira e o acordeão (sanfona, gaita).

Além dos músicos e cantores, compõe o grupo dançarinos, palhaços e outras figura folclóricas devidamente caracterizados segundo as lendas e tradições locais. A organização é feita sob liderança do Mestre da Folia e seguem com reverência a bandeira cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza.
As canções são sobre temas religiosos - com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas dos jantares, almoços ou repouso dos foliões. Acontecem também as modas de viola, as danças típicas como a catira. O propósito da folia é ajuda social e filantrópica, literalmente, cultural e diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog reserva-se ao direito de analisar as opiniões expressas nos comentários com o objetivo de manter a proposta da página e discussões que sejam relevantes e respeitosas.
Caso os comentários não respeitem as regras a seguir, eles serão removidos:

• Comentários com palavras de baixo calão ou que possam infringir direitos ou desrespeitar alguém;
• Opiniões e comentários preconceituosos;
• Comentários de propaganda política ou religioso;
• Conteúdo impróprio para menores de idade, pornográfico, obsceno, indecente,ilegal ou ilícito;
• Conteúdo não-relacionado à temática do ambiente (anúncios e classificados de produtos, comentários aleatórios e descontextualizados).