17 de abr. de 2014

SAIBA MAIS




O PMDB, considerado o maior partido político do cenário brasileiro, e o mais antigo, constitui – se informalmente em 4 de dezembro de 1965, como MDB, como oposição a Arena, partido dos militares, na época da ditadura. Seu mentor teria sido Tancredo Neves. Apesar de sua grande importância, nunca elegeu um Presidente da Republica. Possui o maior número de filiados, bem como de prefeitos, vereadores e governadores, inclusive grande representação no Congresso Nacional, tendo seu número eleitoral o 15.
            Uma curiosidade é que desde o fim do Regime Militar de 1964, o partido é que mais teve no comando de uma das casas do Congresso Nacional. Além do mais, os estados do Amapá, Roraima e Sergipe são os únicos estados que nunca elegeram um governador peemedebista. Já em São Paulo, São Luís e Palmas o partido jamais venceu uma eleição para o governo.
Dentre os grandes nomes no partido, podemos ressaltar Anthony Garotinho, Ciro Gomes, Fernando Collor, Íris Rezende, Itamar Franco, José Sarney, Maguito Vilela, Mário Covas, Joaquim Roriz, Nelson Jobim, Orestes Quércia, Renan Calheiros, Roseana Sarney, Rosinha Garotinho, Sergio Cabral, Tancredo Neves, Ulysses Guimarães entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog reserva-se ao direito de analisar as opiniões expressas nos comentários com o objetivo de manter a proposta da página e discussões que sejam relevantes e respeitosas.
Caso os comentários não respeitem as regras a seguir, eles serão removidos:

• Comentários com palavras de baixo calão ou que possam infringir direitos ou desrespeitar alguém;
• Opiniões e comentários preconceituosos;
• Comentários de propaganda política ou religioso;
• Conteúdo impróprio para menores de idade, pornográfico, obsceno, indecente,ilegal ou ilícito;
• Conteúdo não-relacionado à temática do ambiente (anúncios e classificados de produtos, comentários aleatórios e descontextualizados).